quarta-feira, 17 de julho de 2019

Morre lendário Cantor jamaicano Pat Kelly aos 70 anos

BIOGRAFIA: 
Pat Kelly (1949 - 16 de julho de 2019) foi um cantor de reggae jamaicano, cuja carreira começou no final dos anos 1960. Kelly nasceu em Kingston em 1949. Depois de deixar a escola, ele passou um ano estudando eletrônica em Springfield, Massachusetts , Estados Unidos, em 1966, antes de voltar para a Jamaica. Em 1967, quando Slim Smith deixou o The Techniques , Kelly foi contratado para substituí-lo, gravando para Duke Reid na época do rocksteady quando o estúdio / selo Treasure Isle de Reid estava dominando a música jamaicana. [1] A voz de falsete de Kelly, fortemente influenciada pelo cantor de soul americano Sam Cooke , em combinação com Winston Riley e Bruce Ruffin , manteve o sucesso que The Techniques teve com Smith. O primeiro registro do Techniques com Kelly, "You Don't Care", adaptado de "You Want Me Back", de Curtis Mayfield , passou seis semanas em primeiro lugar na parada de singles jamaicanos, e foi seguido por mais. hits com "Queen Majesty", "My Girl", "O amor não é uma aposta", "It's You I Love" e "Run Come Celebrate". 

Carreira solo

Em 1968, Kelly foi sozinho, passando de Reid para Bunny Lee , e estreando com outra cover de Mayfield, "Little Boy Blue". "How Long Will it Take", de Kelly, foi o single jamaicano mais vendido de 1969, e foi o primeiro disco jamaicano a apresentar um arranjo de cordas, que foi overdubbed quando foi lançado no Reino Unido no Gas da Palmer Brothers. Um álbum seguido, o Lee "Scratch" Perry- Pat e Pat Kelley Sings (sic), e a Kelly foi oferecido um contrato de 25.000 libras pela Apple Records , que ele não pôde aceitar devido a compromissos contratuais existentes. Kelly continuou a gravar, tendo grandes sucessos para o produtor Phil Pratt em 1972 com "Soulful Love" e "Talk About Love", e voltando a gravar com Duke Reid, tendo outro hit com um cover de John Denver "Sunshine". [1] [3] Ele recuou em seu treinamento anterior, trabalhando como engenheiro no Channel One Studios . Ele também entrou em produção, produzindo seu próprio álbum Youth and Youth em 1978, e co-produzindo (com Holt ) o álbum The Impressable John Holt (Disco Mix) de John Holt em 1979. No final dos anos 1970 e início dos anos 80, Kelly gravou mais regularmente novamente, e ele continuou a gravar ocasionalmente nos anos que se seguiram.


Kelly morreu em 16 de julho de 2019 de complicações da doença renal. 

Discografia

Álbuns do Studio

Pat Kelly Sings (1969), Pama

Dê uma chance ao amor (1978), terceiro mundo

Juventude e Juventude (1978), Live & Love

Homem Solitário (1978), Sons Ardentes

Lovers Rock (1979), Terceiro Mundo (com Johnny Clarke e Hortense Ellis )

One Man Stand (1979), terceiro mundo / sopro

Tão orgulhosa (1979), queimando balancins / Chanan-Jah

Cool Breezing (197?), Sunshot

Desejo que chover (1980), Joe Gibbs

De ambos os lados (1980), Ita

Luz do Sol (1980), KG Imperial

Pat Kelly e amigos (1984), Chanan-Jah

Um em um milhão (1984), Sky Note

Homem Ordinário (1987), Body Music

Cry For You No More (1988), Lua Azul

Srevol (19 ??), Étnico

Você é de verdade (com Los Aggrotones) (2012), Interrogator Records

Álbuns de compilação

O melhor de Pat Kelly (1983), Vista Sounds

Borboletas , Sonic Sounds

Hits clássicos de Pat Kelly (1995), Rhino

Clássicos (199?), Super Power

Amor com alma - o melhor de (1997), Trojan (Pat Kelly & Friends)

The Vintage Series (2000), VP


Canta Classical Hits Galore , atacante Lee


Um pouco mais sobre Pat Kelly vindo de quem convivia lado a lado dele

KINGSTON, Jamaica - Pat Kelly, cujo falsete característico lhe rendeu canções de sucesso e membro do The Techniques, faleceu em 16 de julho em Kingston. Anthony “Chips” Richards, seu amigo de mais de 45 anos, confirmou sua morte.

Kelly, que estava no início dos anos 70, sucumbiu às complicações da doença renal.

Richards, ex-executivo da Trojan Records no Reino Unido, disse que conheceu Kelly naquele país no início dos anos 70. Na época, o cantor estava no topo das canções de sucesso Phill Pratt-produzido Talk About Love e How Long, produzido por Bunny Lee.

“Ele era um homem muito humilde, bem-educado e disciplinado. Isso é uma grande perda para a indústria da música ”, disse Richards.

Foi Lee quem primeiro gravou Kelly, seu ex-colega de escola, em meados da década de 1960. Pouco depois, sua carreira decolou como membro do grupo The Techniques, que fazia parte da gravadora Treasure Isle, do produtor Duke Reid.

Com as técnicas, Kelly cantou em sucessos como eu gostaria que fosse chuva e amor não é uma aposta .

Na década de 1990, ele fez parte de uma técnica revivida ao lado de ex-membros Johnny Johnson e Lloyd Parks.

Kelly tinha cortado as datas de shows em 2017 devido a doença, mas em seu retorno em 2018, se apresentou no Reggae Geel na Bélgica, bem como em datas de clubes no sul da Flórida e no sul da Califórnia.

Pat Kelly também foi engenheiro de áudio treinado em eletrônica de áudio pela Massachusetts College of Technology. Ele trabalhou em sessões de gravação para Gregory Isaacs, Delroy Wilson e Johnny Clarke.



Fonte: jamaican observer / Wikipedia
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial