De forma incrível, Alpha Blondy fala dos problemas mundiais!
No ano passado, Alpha Blondy lançou mais um disco. Na realidade, o álbum “Vision” foi lançado em tempos muito difíceis pelo mundo, sejam econômicos na Europa ou político sociais no Oriente Médio. E em meio as dificuldades do mundo, Alpha fez despertar um antigo sonho, o da justiça social. E baseado nesse assunto, o cantor fez o “Vision”.
De forma impressionante, em entrevista a revista angolana, “Africa Today”, explicou todo os desejos e sonhos que ele tem e transparece em suas canções, confira:
Africa – De onde veio a visão para este seu último disco?
Na verdade, este foi um disco que teve início na estrada. Fizemos todo o trabalho durante a turnê: temos um pequeno estúdio guardado dentro de uma mala. É aí que está todo o equipamento que precisamos para gravar. E, em cada cidade que íamos passando, gravávamos qualquer coisa. Quando voltamos para Paris, transferimos tudo para o computador central e registramos tudo outra vez em estúdio, mas sempre com a intenção de manter aquele registro de ser tocado “ao vivo”.
Africa – Mas porque é que chamou ao álbum “Vision”?
O nome representa três visões. Mas numa só: a interna, a externa e a espiritual. Hoje, quando olhamos em volta, percebemos que os políticos esqueceram-se daquilo que é essencial nas suas políticas. O ser humano já não está no centro das políticas! Agora é o dinheiro. Por exemplo, quando perguntamos aos políticos: “Então e a vacina da sida? Já arranjaram cura?”. Respondem que não há dinheiro suficiente para fazer. A FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) pediu 30 mil milhões de dólares a todos os países para erradicar a fome no planeta, mas os políticos disseram que não tinham dinheiro suficiente. No entanto, quando os bancos começaram a ter problemas, de repente apareceram todos os milhões necessários para os salvar! Isso só quer dizer uma coisa: que o dinheiro já é mais importante que o ser humano.
Africa – A música reggae foi sempre uma arma contra essas e outras injustiças de que fala. No ano passado celebraram-se os 30 anos da morte de Bob Marley. Ele falava muito da necessidade de ser feita a “revolução”. O curioso é que 30 anos depois ainda nos queixamos dos mesmos problemas. Afinal, o que se passa com o homem?
Mas repare que aquilo que o Bob Marley dizia está agora acontecendo. Repare o que aconteceu na Tunísia, no Egipto, na Líbia. É uma revolução grande! As pessoas perceberam que as formas como os políticos usaram os seus avós, os pais, estão sendo também usados. Mas, já não o querem para si, já não querem promessas eleitorais: querem realidade! Querem trabalhos.
Africa – O Alpha Blondy tem o sonho da igualdade entre os homens? Não é utópico?
Tenho o sonho da justiça social. É essa a minha esperança. Gostaria que os políticos percebessem que não há nada sem as pessoas. São as pessoas que lhes dão um chão. E são essas mesmas pessoas que, se não estão felizes, lhes podem tirar o chão. Não queremos saber se nos roubam e ficam com o dinheiro. Mas se fizerem algo, ao menos que tomem conta das pessoas!
Africa – Mas e a música no meio disso? Qual é a importância das suas canções e deste seu disco, “Vision”, como mensagem de justiça social, quer para as pessoas quer para os políticos?
Dou o exemplo através de uma canção: “Massaya” diz que todos os poderes têm um fim, exceto o poder de Deus. Por isso, os poderosos não devem esquecer quem os fez assim: as pessoas. Se os poderosos não respeitarem o poder que as pessoas lhes dão, vão perdê-lo um dia destes… O único verdadeiro poder é o divino. Mas se Deus te deu algum poder, é para você usar de forma digna. Se o usares mal, podes perdê-lo um dia.
Africa – Não acha que podemos ter já perdido o controle sobre esse poder? Se olharmos para o estado das coisas…
Eu acho que não vale a pena nos sentir desesperados. Acredito que há sempre uma esperança à nossa frente. E acredito profundamente que os políticos vão perceber a realidade e é isso que os vai salvar. A eles e a nós.
Fonte: Africa Today (Angola)
Radio Jamaica Brasileira / Click Reggae Feira
Confira programação completa do Reggae da Micareta de Feira de Santana 2025
Anunciado nos últimos dias que antecedeu a abertura oficial da Micareta, alguns artista de nossa cidade estão garantidos na programaçã...

-
A cena musical brasileira está prestes a receber uma nova e vibrante adição com a artista GELMIX, uma talentosa cantora e compositora que ...
-
Tá se aproximando a Republica do Reggae 2024, o maior Festival de Reggae da América Latina, próximo dia 30/11. Aco...
-
A banda Natiruts anunciou novos shows, que vão compor o calendário da última turnê do grupo pelo país. As novas...